A estação em que as folhas caem por ter menos sol, e as temperaturas variam bruscamente, começa oficalmente hoje, às 13h57min. E se inicia logo com suas características marcantes: garoa e folhas secas. Nos últimos dias, já se pôde perceber, em Santa Maria e região, como será esse período de transição do verão para o inverno. Frio e chuva devem ser sentidos ao longo dos próximos três meses, com manhãs frias e tardes quentes, é o que estudos e pesquisas apontam para o Rio Grande do Sul. Para o fim de semana, a previsão indica abertura de sol, mas com temperaturas abaixo de 10ºC.
Expedito Rebello, chefe da Divisão de Pesquisas Aplicadas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que a previsão para o outono no Estado é de dias chuvosos e temperaturas abaixo da média da estação. O frio deve chegar já em maio.
- O outono será úmido e o frio chegará mais cedo que o esperado - explica Rebello.
Entretanto, Daniel Caetano, meteorologista do Grupo de Pesquisas em Clima da UFSM, afirma que o clima para os próximos meses é de normalidade em relação a temperatura e precipitações, com chuvas variando de 120 a 140 milímetros. De acordo com ele, estamos em uma fase de neutralidade do El Niño e La Niña, fazendo com que as características das estações sejam mantidas sem grandes mudanças.
Ainda segundo o meteorologista, o outono, que deverá ter variações de 14ºC a 24ºC, deve anteceder um inverno também normal. Apesar do verão ter sido extremamente quente, a estação mais fria do ano não deve ter nada de anormal. Conforme Caetano, as fortes ondas de calor foram motivadas por um bloqueio atmosférico, não tendo o El Niño e o La Niña influência nos calorões históricos.
- Em abril, ainda teremos alguns dias de calor, mas em junho já teremos dias bem frios, antecipando o inverno - revela o meteorologista.